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É feito por um conjunto de mola e amortecedor. A suspensão, portanto, é um sistema presente em veículos que é responsável por absolver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão. O sistema de suspensão absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do automóvel.

 

Fazemos a revisão completa da suspensão do seu veículo totalmente gratuita, com desmontagem e montagem se necessário.

 

Amortecedores

O amortecedor é um dos principais componentes do sistema de suspensão, sem o qual o veículo contaria apenas com as molas para amortecer impactos. Sem o amortecedor seria quase impossível controlar o carro. O automóvel iria quicar durante todo percurso.

 

Molas

As molas, assim como o amortecedor, têm a função de reduzir o impacto das irregularidades da pista, fazendo com que não sejam sentidos pelos ocupantes dos veículos.

As molas podem ser do tipo helicoidal ou do tipo feixe de molas, são produzidas em aço e são muito flexíveis. Geralmente, dependendo do modelo do veículo, são instaladas na coluna de suspensão ou em suportes específicos.

 

Braço oscilante (bandeja de suspensão)

O braço oscilante, ou bandeja de suspensão como é popularmente conhecida, é a peça que liga a coluna de suspensão ao chassi do veículo. Sua principal função é servir de apoio à coluna de suspensão, já que a mesma trabalha em constante movimento, necessitando de um ponto fixo.

O braço é ligado à carroceria do veículo através de buchas de borracha, na outra extremidade sendo fixada a coluna de suspensão pelo pivô. As buchas auxiliam o movimento da bandeja de cima para baixo sem gerar ruídos.

 

Pivô de Suspensão

O pivô é responsável por permitir que a coluna de direção gire em seu próprio eixo, além de auxiliar a mesma nos movimentos constantes de sobe e desce, permitindo que o braço oscile.

 

Batente do amortecedor

O batente trabalha encaixado na haste do amortecedor e também é um componente muito importante para o funcionamento da suspensão. Para sua fabricação é usada uma espuma resistente a impacto feita de polimérica.

 

Barra estabilizadora

É responsável por fazer a ligação entre as colunas de suspensão, favorecendo para que o veículo ganhe mais estabilidade na estrada. A peça é presa na carroceria com a ajuda de buchas de fixação e nas colunas com auxílio de bieletas.

 

Saiba mais

  1. JUNTA HOMOCINÉTICA FIXA - Transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Verificar caso apareçam ruídos (click-click) em curvas com o veículo tracionado. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.
  2. COIFA - Protege a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra agentes externos - água, areia, terra.  Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras soltas, permitem a contaminação do lubrificante e comprometem a durabilidade do conjunto homocinético.
  3. JUNTA HOMOCINÉTICA DESLIZANTE - Transmite torque e permite o movimento axial do eixo homocinético - o aumento ou diminuição do semi-eixo, acompanhando as irregularidades do solo.  Verificar caso apareçam ruídos (clanck-clanck) em retas com o veículo em aceleração e desaceleração. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.
  4. BATENTE - Protege o amortecedor no final do curso, reduzindo o batimento na mola. Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se danificado ou faltante, irá comprometer a ação e durabilidade do conjunto amortecedor/mola.
  5. AMORTECEDOR - Garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar teste a cada 5.000 Km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais componentes da suspensão.
  6. PIVÔ - Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto da suspensão.
    Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem sua durabilidade e funcionamento. Se travar pode quebrar e danificar todo o veículo.
  7. TERMINAL DE DIREÇÃO - Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas.
    Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do veículo.
  8. TIRANTE - Liga o braço inferior da suspensão à estrutura do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão. Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Se danificado compromete a segurança do veículo.
  9. BUCHA DA SUSPENSÃO - Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Verificar a cada 5.000 Km ou todo alinhamento. Quando danificada gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão.
  10. TERMINAL AXIAL - Liga a caixa de direção à barra de direção. Verificar na manutenção da caixa de direção ou no alinhamento. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo.
  11. EIXO INTERCONECTOR - Liga as juntas homocinéticas fixa e deslizante. Verificar sempre que inspecionar as homocinéticas. Se estiver desalinhado, irá gerar vibrações no veículo que não são removidas pelo balanceamento e, quebrado, o veículo perde toda a tração.
  12. TIRANTE DA BARRA ESTABILIZADORA - Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor. Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Quando danificado não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo.
  13. COXIM SUPERIOR DO AMORTECEDOR - Alivia o impacto na região de apoio do amortecedor em relação à carroceria do veículo. Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Pode gerar ruídos.
  14. MOLA HELICOIDAL - Garantem a sustentação do veículo e ajudam a absorver impacto. Verificar sempre que executar alinhamento de direção a cada 5.000 km. Se os elos estiverem marcados, isto mostra fadiga na mola interferindo no alinhamento de direção.

 

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